Crediscoop

Emprestimo Pessoal

NOVAS NORMAS PARA CONCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS

Com vistas a facilitar o controle financeiro dos associados e alinhar os procedimentos de crédito com as práticas do mercado cooperativista, a CREDISCOOP adota os seguintes critérios na concessão de empréstimos:

1 – O cálculo das parcelas dos empréstimos é feito pelo sistema da Tabela Price. Por esse sistema, todas as parcelas terão o mesmo valor (com exceção da primeira, que é calculada pro rata), permitindo ao associado maior controle dos seus compromissos financeiros. Pela Tabela Price, as primeiras prestações serão substancialmente inferiores às calculadas pelo sistema SAC, que vigoraram até fevereiro de 2019. Todos os empréstimos estão sujeitos à incidência do IOF, conforme a legislação vigente. A capitalização mínima é de 20% do valor do empréstimo.

2 – Eventuais amortizações e liquidações de empréstimos poderão ser solicitadas em qualquer dia útil do mês, exceto nos casos de empréstimos consignados, que deverão obedecer ao calendário da entidade pagadora dos proventos, lembrando que, no último dia útil do mês, não há liberação de empréstimos.

3 – Com a finalidade de proporcionar maior tranquilidade aos associados com até 75 anos de idade, a CREDISCOOP passou a operar com o seguro prestamista. Esse seguro cobrirá os débitos existentes na Cooperativa, em caso de falecimento do associado. Após a quitação dos empréstimos, o saldo remanescente da indenização, se houver, será destinado ao beneficiário da apólice, previamente indicado pelo associado.

4 – Essa nova condição do seguro prestamista nos permitirá reavaliar os limites individuais para empréstimos e os prazos para pagamento dos associados enquadrados no grupo segurado, buscando, sempre que possível, proporcionar condições que melhor atendam às suas necessidades.

5 – Atualmente as taxas de empréstimo da CREDISCOOP são de 2,6% ao mês para débito em conta e 1,8% ao mês para empréstimo consignado em folha de pagamento.