Crediscoop

Sobre Nós

Conheça Historia da Crediscoop

Em janeiro de 1999, funcionários aposentados do Banco do Brasil S.A. uniram esforços para criar uma cooperativa de crédito que atendesse não só funcionários do BB, mas também empregados em outras instituições de crédito.

Após meses de pesquisas, contatos e convites conseguiram reunir 21 associados fundadores, todos funcionários aposentados do BB, número que permitiu realizar a Assembleia de Constituição em Setembro/1999 e ingressar com pedido de autorização de funcionamento ao Banco Central do Brasil.

A autorização foi concedida em 09/02/2000 e a cooperativa, após cumprir outras formalidades de registros, deu início às suas atividades em 20/03/2000.

A criação da Cooperativa não teve e não tem o objetivo de cobrir lacunas, mas complementar outras que também atendem o mesmo segmento profissional, dando-lhes assim uma opção para formação de poupança e atendimento de suas necessidades de crédito.

Não é novidade para quem trabalha ou trabalhou em instituições do sistema financeiro que, entre as muitas atividades que podem ser desenvolvidas por uma cooperativa de crédito, o foco principal é a dupla prática de fomentar a poupança para os seus cooperados, através da constituição de capital e captação de depósitos a prazo e a concessão de empréstimos para aqueles cooperados que deles necessitam, com utilização dos recursos financeiros poupados.

O sistema permite remunerar melhor a poupança dos cooperados – capital e depósitos – e cobrar menor taxa de juros para os empréstimos – princípio por nós praticado – em condições bem mais vantajosas que as praticadas pelo mercado financeiro tradicional. Verificamos, com satisfação, que estamos no caminho certo.

Apresentamos desde o início crescimento firme e constante, de maneira que, já partir do segundo ano de funcionamento, começamos a produzir sobras (conceito cooperativista para lucro), a despeito dos custos de estruturação da cooperativa, como a locação de espaço para funcionamento, compra de equipamentos de informática etc.

As sobras anuais, quando ocorrem, são incorporadas ao capital dos associados, mediante decisão das Assembleias Gerais Ordinárias.

Em 2009 foi firmado convênio com a ABESPREV – Associação de Defesa dos Direitos Previdenciários dos Banespianos, que congrega profissionais aposentados originários do banco BANESPA/SANTANDER, para permitir-lhes a possibilidade de admissão à Cooperativa nas mesmas condições e com os mesmos benefícios oferecidos aos aposentados do Banco do Brasil.

Socios Fundadores

Diretoria

Eleita na A.G.O. DE 27.04.2016, com mandato até a A.G.O DE 2019: