Crediscoop

MENSAGEM DA DIRETORIA

2020, um ano difícil para a humanidade. Para preservar a vida e a saúde, todos nós tivemos que nos adaptar às mudanças impostas pela pandemia. Com as empresas não foi diferente e a busca urgente por novos caminhos passou a ser uma questão de sobrevivência.

Nesse cenário, a CREDISCOOP, que havia apresentado perdas nos três exercícios anteriores, precisava reagir rapidamente e, felizmente, essa reação aconteceu. Fechamos o exercício de 2020, apresentando sobras em nosso Balanço.

Alguns fatores ajudaram nessa recuperação, como a desfiliação da CECRESP, ao final de 2019, que representou substancial redução nas despesas da Cooperativa, apesar do aumento significativo das nossas atribuições, pois passamos a responder diretamente ao BACEN.

Destaque-se também a maior eficiência na cobrança dos inadimplentes e a ampla revisão nos níveis de risco dos associados, realizada com orientação da auditoria, possibilitando importante redução nas provisões para créditos de liquidação duvidosa.

Como passamos a trabalhar em “home office”, desde o dia 17/03/2020, com o quadro reduzidíssimo por conta da licença-saúde de uma das colaboradoras, coincidindo, também, com o aumento do trabalho destinado a atender aos normativos do BACEN, boa parte do planejamento que havíamos traçado não pôde ser concretizada, como, por exemplo, ações de marketing para ampliar a base de associados.

Apesar do bom resultado em 2020, a situação ainda exige cautela, pois há associados que, por questões sérias de saúde têm atrasado os pagamentos das parcelas de empréstimos, gerando alterações nos níveis de risco e o consequente aumento nas provisões obrigatórias que acabam impactando no resultado financeiros. Esses casos acabam sendo regularizados pelos familiares ou pelos próprios associados, quando se recuperam.

Várias ações estão em andamento para alavancar os negócios da CREDISCOOP, como a criação do seguro “Associado Protegido”, benefício que será oferecido sem custo para os associados.

Com relação ao Marketing, passamos a contar com a parceria do jornalista Juca Varela que enfatizará a utilização das mídias digitais, em linguagem moderna e dinâmica, com vistas a propiciar maior interação entre a CREDISCOOP e os associados.

A partir dessas ações, trabalharemos para aumentar a base de associados ativos, com vistas a incrementar as receitas da Cooperativa, pois temos considerável volume de recursos que poderão ser utilizados em operações de empréstimo.

Cabe aqui enaltecer o trabalho e a união de toda a equipe, com menção especial à Ariane e à Bárbara que, com a ausência da Márcia por conta da licença, desdobraram-se para superar todos os obstáculos que se apresentaram no ano de 2020.

Com o retorno da Márcia e a colaboração do associado Fernando, o time está completo e pronto para os próximos desafios.

Nossos agradecimentos aos associados da CREDISCOOP